Notícias

 

Capacitação em Comunicação para o Desenvolvimento para líderes associativos da Praia

No âmbito da implementação da Estratégia de Comunicação para o Desenvolvimento, o Grupo de Comunicação (UNCG) deu inicio à fase prévia, com a realização de uma formação em comunicação para líderes associativos, considerada uma das prioridades transversais do Programa Único da ONU em Cabo Verde. Essa formação foi organizada em parceria com o programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU) e a Liga das Associações Juvenis da Praia (LAJUP), tendo decorrido entre Junho e Agosto de 2011, no Centro da Juventude da Praia, com duração de 40 horas.

Com uma média de 25 alunos por sessão, os participantes foram introduzidos à análise das ferramentas para a mudança de comportamentos e hábitos sociais, através do estudo das fases da implementação da Comunicação para o Desenvolvimento (C4D) a nível comunitário. Também foram administradas sessões introdutórias no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação, Comunicação Visual e Gráfica, Comunicação Estratégica e Corporativa, e Comunicação Organizativa, para favorecer a divulgação das actividades da juventude e o desenvolvimento das associações juvenis como estruturas da sociedade civil organizada, catalisadoras das mudanças sociais.

Em destaque, esteve o trabalho de campo que consistiu no levantamento dos problemas resultantes dos comportamentos e hábitos, que os participantes achavam que deveria mudar a nível das comunidades. Assim, criaram-se equipas de trabalho, designadamente nos bairros de Calabeceira, Eugénio Lima e Ponta d'Água, onde foram registas as análises mais interessantes que servirão de subsídios da sociedade civil, no desenho do plano de implementação da Estratégia de C4D.

Segundo as palavras de Anizabela Rodrigues, uma das participantes mais activas do grupo, "a formação foi uma grande experiência, aprendemos muito e agora queremos passar a desenvolver as campanhas de comunicação para mudar os maus comportamentos dos jovens dos nossos bairros e assim lutar contra os problemas de delinquência, drogas, consumo de álcool por menores, lixo e falta de motivação da juventude para mudar os seus ambientes".

Esta iniciativa que tem como objectivo formar no domínio da comunicação todos os líderes dos principais movimentos associativos do conselho da Praia e empoderar estes grupos para serem autónomos na divulgação das suas actividades e atingirem um maior impacto nas suas comunidades, será repetida em outras comunidades posteriormente para se conseguir ter uma visão mais abrangente das prioridades em C4D da sociedade cabo-verdiana.

Share |