Notícias

 

Primeiro Banco de Leite Humano inaugurado na Praia

Nações Unidas, Praia, 2 de Agosto de 2011 - O primeiro Banco de Leite humano em Cabo Verde foi ontem inaugurado na Maternidade do Hospital da Praia, numa cerimónia que decorreu no âmbito da celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Ao presidir o acto, a Ministra Adjunta e da Saúde, Dra. Cristina Fontes, para além de referir-se aos ganho alcanços pelo país no domínio da saúde e dos desafios futuros, considerou ainda que este é mais um passo que Cabo Verde dá no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Este projecto que resulta da cooperação com o Brasil, foi orçado em 7 mil contos caboverdianos e contempla desde equipamentos, assistência técnica e formações.

Com esta iniciativa pretende-se contribuir para a melhoria saúde da dos recem-nascidos e melhorar a nutrição das crianças cujas mães não podem amamentar.

Recorde-se que decorre esta semana a Semana Mundial de Aleitamento Materno sob o lema "Amamentação: uma experiencia em 3D", que pretende chamar a atenção para o facto a comunicação ser uma das componentes essenciais para a protecção e promoção do aleitamento. A procura e a disponibilização de informações, a troca de experiencias e o usos de todos os meios de comunicação são particularmente importantes para a transmissão de conhecimentos e a pratica de aleitamento materno. Ainda, nesta ocasião, chama-se a atenção para as oportunidades e possibilidades que as novas tecnologias de informação/comunicação têm no reforço das acções e iniciativas desenvolvidas tanto pelos prestadores de cuidados de saúde, das comunidades, famílias e mães.

Neste quadro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está a trabalhar, com os seus parceiros para um mais amplo uso de várias tecnologias para capacitação e acesso às informações actualizadas nas áreas de saúde, incluindo a nutrição.

Em Cabo Verde, as estruturas do Ministério da saúde de saúde em parceria com a UNICEF e a IBFAN - Africa e a sociedade civil, aderiram as celebrações, estando já em execução um amplo plano de actividades um pouco por todo o país, onde estão patentes actividades culturais, actividades nos media, formações, conferencias, cursos para grávidas entre outros.

Download Programa Semana Mundial do Aleitamento Materno 2011 em Cabo Verde

Share |