Notícias

 

Ambiente

Planos de gestão e de ecoturismo apresentados na ilha do Sal

 

Nações Unidas, Praia, 22 de Fevereiro de 2013 - A ilha do Sal acolheu esta semana a apresentação pública dos planos de gestão e de ecoturismo do complexo das reservas naturais da Costa da Fragata e Serra Negra e da Paisagem Protegida de Salinas de Santa Maria bem como da reserva natural de Ponta do Sinó.

Os planos de gestão e de ecoturismo correspondem a dois importantes instrumentos de gestão de áreas protegidas. O primeiro define estratégias de intervenção de forma planificada e concertada, de modo a viabilizar a conservação dos recursos existentes na área protegida. O plano inclui medidas como o aperfeiçoamento do conhecimento quanto à importância dos serviços dos ecossistemas, a fim de demostrar a contribuição das áreas protegidas para a população rural pobre e integrar as estratégias de redução da pobreza nos sistemas de gestão das áreas protegidas.

Por sua vez, o plano de ecoturismo corresponde a um modelo de gestão sectorial para o desenvolvimento da prática de um turismo de natureza ou ecoturismo para a área protegida, tendo como pressuposto que as áreas protegidas constituem a base para o ecoturismo ou turismo de natureza em Cabo Verde e que as mesmas oferecem uma série de oportunidades, quer para a observação d avida selvagem e da biodiversidade quer para o usufruto de extensas paisagens naturais ou seminaturais, potenciadas pela geodiversidade do arquipélago.

Participaram no encontro representantes de várias instituições públicas e privadas, associações locais e ONGs.


 

Share |