Notícias

 

Trafico Ilicito - Aeroporto da Praia conta com uma Célula Aeroportuária Anti-Tráfico

Nações Unidas Praia, Junho 2010 - O Aeroporto da Praia conta a partir de agora com uma Célula Aeroportuária Anti-Tráfico (CAAT), inaugurada esta semana pelos Ministros da Justiça, Dr. José Carlos Lopes Correia e da Administração Interna, Dra. Marisa Morais e pelo Coordenador do Projecto Regional AIRCOP (AIRport COmmunication), Marc Vanhulle.

A criação destas novas instalações, que irão reforçar as acções de luta contra o tráfico ilícito aeroportuário, insere-se no âmbito da implementação do Programa Único das Nações Unidas com Cabo Verde, através da sua agencia especializada UNODC (Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime) em parceria com a União Europeia, a Organização Mundial das Alfandegas (OMA) e a INTERPOL.

Durante o acto de inauguração, que decorreu no dia 27 de Junho, Marc Vanhulle, Coordenador do AIRCOP, reconheceu o engajamento de Cabo Verde na luta contra o trafico ilícito e na criação de um espaço sem a ameaça das drogas e crimes. Durante a sua intervenção, Marc Vanhulle, apresentou ainda os seus agradecimentos aos parceiros e doadores pelo seu envolvimento na criação da referida célula. "As recentes pesquisas e publicações da ONUDC em relação ao Mercado Transatlântico da Cocaína confirmam a operacionalidade dos carteis do crime organizado, nomeadamente dos narcotraficantes, na região e as tendências emergentes relativas ao aumento do consumo de estupefacientes pelas populações locais vulneráveis", ressaltou.

Por seu lado, o Ministro da Justiça, José Carlos Correia, afirmou que a CAAT "se tornará num laboratório para experimentar o trabalho conjunto entre os 15 membros provenientes dos diferentes corpos de segurança do estado", destacando ainda a importância da cooperação que se vem desenvolvendo nessa matéria com as Nações Unidas e particularmente com Escritório da ONUDC em Cabo Verde ao mesmo tempo que manifestou o desejo Cabo Verde se tornar num um parceiro de referência a nível regional.

Ao usar da palavra, a Ministra d Administração Interna, Dra. Marisa Morais , declarou que os cabo-verdianos "sofremos muito perto as consequências do tráfico de drogas, que ameaçam constantemente o nosso pais, cuja maioria da população é jovem e especialmente vulnerável", e sublinhou que a prevenção do consumo da droga deve ser um norte na luta contra este problema.

Financiado pela União Europeia e com um co-financiamento do Governo do Canada, a CAAT integra uma equipa conjunta de controlo de tráfico ilícito aeroportuário, constituída por efectivos da Polícia Judiciária (entidade coordenadora), Polícia Nacional e Direcção Geral das Alfândegas.

Recorde-se que o Projecto AIRCOP tem como objectivo lutar contra o tráfico ilícito de drogas e mercadorias nos aeroportos internacionais, através da constituição de equipas conjuntas - Células Aeroportuária Anti-Tráfico (CAAT) nos países beneficiários, entre os quais Cabo Verde que já dispõe da sua Célula Aeroportuária Anti-Tráfico.

A inauguração vem na sequencia de uma formação prática que se realizou de 15 a 28 de Junho em parceria com o Departamento de Segurança Aérea do Aeroporto de São Paulo (Brasil) dirigida aos membros da CAAT com um enfoque particular na gestão quotidiana dos trabalhos no terreno, incluindo a gestão do pessoal e de informações com as entidades parceiras, nomeadamente, as autoridades aeroportuárias e as campainhas aéreas.

Ainda no ambito do projecto, a cidade da Praia acolheu, nos dias 29 e 30 de Junho, , a primeira Reunião Internacional do Comité de Pilotagem do Projecto AIRCOP – "Estabelecimento uma Comunicação Segura e em Tempo Real entre Aeroportos na África Ocidental e América Latina e Caraíbas", juntando doadores, parceiros, administração e beneficiários do projecto.

Na reunião participaram a Coordenadora do CAAT Cabo Verde e os representantes das Organizações Internacionais competentes, e autoridades ligadas à segurança aérea, da África, Europa e América Latina. Esta reunião semestral tem por objectivo fazer um ponto de situação sobre os avanços conseguidos na implementação do projecto e traçar orientações de seguimento para os próximos tempos.

Share |