Notícias

 

Dia Internacional dos Voluntários comemorado no Bairro de Bela Vista

 

Nações Unidas, 10 de Dezembro de 2018 - O Dia Internacional dos Voluntários comemorado anualmente a 5 de Dezembro e este ano sob o lema “Voluntários Constroem Comunidades Resilientes” foi assinalado no passado sábado, na comunidade de Bela Vista no Centro de Intervenção Comunitária daquele bairro.

Com a liderança do Governo, através do Gabinete do Ministro do Estado e do Secretario de Estado para a Juventude, tutela nacional do voluntariado, esta atividade teve a parceria da Câmara Municipal da Praia, do Programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU) e o Portefólio Crescimento Inclusivo, Emprego, Juventude e População do Escritório Comum do PNUD, UNFPA e UNICEF.

Na sua intervenção, o Representante Adjunto a.i. do Escritório Comum (PNUD, UNFPA e UNICEF) Luca Roffarello, sublinhou que o voluntariado promove valores como a solidariedade e o bem-estar do próximo contribuindo para diminuir as desigualdades sociais, ambientais e humanas. Ainda reforçou que o voluntariado contribui ainda para a empregabilidade juvenil, o reforço de competências em várias áreas e fortalece a participação cívica e o espirito associativo.

Durante o evento, que contou a participação de instituições sem fins lucrativos da sociedade cabo-verdiana, de voluntários do bairro de Bela Vista e de outras instituições, foi apresentado a plataforma online do Voluntariado, da Camara Municipal da Praia “Envolve-te”.

O Envolve-te é uma plataforma de inscrição para pessoas que estejam interessados em fazer voluntariado em eventos e atividades da Câmara Municipal e de instituições privadas. Por outro lado, instituições públicas e privadas que necessitem de voluntários também têm a possibilidade de, através desta plataforma, solicitar voluntários junto à Câmara Municipal.

Ao usar da palavra,o Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos Monteiro, , defendeu que o trabalho voluntário deve ser reconhecido como um investimento na formação do jovem e no desenvolvimento do país. Ainda aproveitou para informar que esta a ser feito uma avaliação da caderneta do voluntariado para que o trabalho prestado pelos mesmos seja reconhecido e traga mais contrapartidas aos que prestam este serviço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |