Notícias

 

Conferência da UNCTAD para a mobilização de recursos

Nações Unidas, Genebra, Março 2012 – No dia 22 de Fevereiro teve lugar, em Genebra, a realização de uma sessão de informação sobre o trabalho realizado pelo Cluster das Agências das Nações Unidas sobre o Comércio e Capacidade Produtiva intitulado  "Disponibilizar Ajuda para o Comércio: O caminho a seguir" e que atraiu a participação de um grande número de Estados membros, agências da ONU membros do cluster e ONG.
 
O objectivo da sessão de informação, aberto pelo secretário-geral da UNCTAD, foi para compartilhar, através de perspectivas diferentes, como o Cluster tem contribuído efectivamente para disponibilizar apoio ao comércio no âmbito da implementação da iniciativa das  Nações Unidas Delivering as One. Quinze entidades da ONU (incluindo a OMC) são membros do cluster (ver: http://www.unctad.org/Templates/StartPage.asp?intItemID=4793&lang=1).

Desde o seu lançamento oficial, em Abril de 2008 na UNCTAD XII, presidido  pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, o Cluster contribuído grandemente para a coerência de todo o sistema, prestando assistência técnica coordenada a nível do país, tanto na área de comércio internacional como da capacidade produtiva.

As melhores práticas que emergiram a partir de uma abordagem empírica tem sido fundamental na concepção e execução de projectos conjuntos coordenados e na consolidação do caminho para a prestação eficaz de ajuda ao comércio.

A sessão foi uma oportunidade para um debate interactivo com os Coordenadores Residente das Nações Unidas nos países seleccionados da Ásia, África e regiões da Europa, como o Butão, Cabo Verde, Lesotho, Sérvia e Ucrânia, bem como com altos funcionários de agências parceiras como a UNIDO, PNUMA, a UNCITRAL, UNECE, UNECA, OIT, ITC, PNUD e UNOPS. Da parte dos doadores estiveram presentes a Suíça, que deu inputs enquanto contribuinte para o programa de Cluster em curso no Laos e um futuro na Tanzânia. Um número de beneficiários da África, Europa e América Latina como o Lesoto, Cabo Verde, Ucrânia e Peru ressaltou a eficácia da abordagem de cluster nos seus respectivos países. A contribuição para a coerência das políticas fornecida pelo Cluster foi reconhecida nas intervenções bem como a importância da apropriação dos países.

As Agências membros do Cluster  também destacaram o importante papel do mesmo na integração comercial nos planos de assistência da ONU nacionais e na garantia de coerência política. Os programas conjuntos, projectados no âmbito do objectivo Cluster , de estabelecer complementaridades entre os vários mandatos das agências do parceiro. Acções coordenadas em vários sectores ou áreas de assistência (a partir do macro para o micro) são conducentes a uma maior eficácia e têm um impacto mais amplo do que as operações pequenas e desconexas.

Das experiências os  participantes até agora enfatizaram:

i) Um mecanismo inter-agências pragmática, como a Cluster é fundamental para a operacionalização da Ajuda para o Comércio na prestação de assistência coordenada e alinhado com os planos nacionais de desenvolvimento e para uma melhor eficiência.

ii) As agências do sistema das Nações Unidas tem gama vasta de experiências relevantes para os objectivos da ajuda ao comércio e têm de agir em conjunto para alcançar o impacto de desenvolvimento mais vasto e mais profundo.

 
iii) o apoio dos doadores, nomeadamente através dos Fundos Multi-Doadores é crucial para garantir o sucesso do Delivering as One e para uma melhor eficiência e coerência dentro do sistema das Nações Unidas.

Documentos relacionados

DownloadIntroductory Remarks UNCTAD SG and DSG

DownloadOperations of the Cluster at the Country level

Share |