Notícias

 

Agências das Nações Unidas que Cooperam com Cabo Verde realizam retiro na Praia

 

Nações Unidas, Praia, 3 de Junho de 2013 - Durante os dias 4 e 5 de Junho, responsáveis das Agências das Nações Unidas que cooperam com Cabo Vede estarão reunidos na Praia, para a analisar a implementação da reforma das Nações Unidas, conhecida como "Delivering as One", reconhecido e reiterado em finais de 2012, como sendo a forma em que as Nações Unidas deverão a continuar a cooperar com os países e, cujo objectivo é obter maior coerência de todo o sistema como uma estratégia para melhorar a relevância, a eficácia e a eficiência da sua cooperação.

Recorde-se Cabo Verde junto com a Albânia, Moçambique, Paquistão, Rwanda, Tanzania, Uruguai e  Vietnam, integra o grupo dos oito países piloto a implementarem a reforma "Delivering as One" desde 2008.

Esta será também uma oportunidade para que os responsáveis das Nações Unidas em Cabo Verde analisem a implementação do UNDAF 2012-2016 (Quadro das Nações Unidas para a Assistência ao Desenvolvimento), elaborado com base nas prioridades nacionais identificadas no DECRP (Documento de Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza) que já vai no seu segundo ano de execução. Este encontro irá permitir ainda  definir conjuntamente as linhas estratégicas para o futuro, reforçar a cooperação do Sistema das Nações Unidas com o país e adequar as suas intervenções e respostas aos desafios que se colocam no próximos anos.

Neste sentido, está agendado no dia 4 de Junho de 2013 no Hotel Trópico a partir das 08h30 uma sessão de apresentação das prioridades de desenvolvimento do país, a ser feita por S. Excia Senhora Ministra Adjunta e da Saúde, Dra Cristina Fontes. No acto estará ainda presente S. Excia Senhor Ministro das Relações Exteriores, Dr. Jorge Borges.

Note-se que UNDAF 2012-2016 está inserido no quadro do "Delivering as One", garantindo uma resposta colectiva, coerente e integrada da Equipa País às prioridades nacionais. Com base num entendimento comum da situação e os desafios do país e alinhado com o ciclo de programação nacional para garantir o suporte ideal para o Governo, o UNDAF identifica um conjunto de prioridades que estão centradas em torno de quatro eixos temáticos: 1 - Crescimento Inclusivo e Redução da Pobreza; 2 - Consolidação das instituições, da democracia e da cidadania; 3 - Redução das desigualdades e promoção da equidade; 4 - Sustentabilidade Ambiental e adaptação à mudança climática. Os temas de género, juventude, identificados como desafios na análise do país, são abordados em todos os eixos do UNDAF. Além disso, o programa incorpora de forma transversal abordagens baseadas nos direitos humanos e género e reflectir o tema do HIV/SIDA, aproveitando os benefícios da comunicação e do voluntariado para a divulgação desses temas.

Considerando a importância da juventude no desenvolvimento de Cabo Verde e, numa parceria entre o Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos e as Nações Unidas, realiza-se, também no dia no dia 4 de Junho pelas 12h30, na Escola de Hotelaria e Turismo, uma mesa redonda sobre a Juventude, onde serão analisadas as prioridades para o sector e como conjuntamente as Nações Unidas poderão adequar as suas respostas e intervenções  aos desafios que se impõem.

A Equipa das Nações Unidas em Cabo Verde inclui 21 Agências, Fundos e Programas das quais 5 são residentes (UNDP, UNICEF, UNFPA, OMS e FAO) e 16 são não residentes com escritórios regionais em Dakar, Nairobi e Genebra e representados em Cabo Verde pela Coordenadora Residente.


Share |