Notícias

 

Cabo Verde recebe pela primeira vez uma Delegação de Diretores Regionais das Nações Unidas

 

Nações Unidas, 23 de Fevereiro de 2019 - Uma delegação de Diretores Regionais e Adjuntos do UNFPA, UNICEF, OIT, ONUDC, PAM, OIM e ACNUR e outros altos funcionários das Agências das Nações Unidas (ONU-HABITAT, UNV), esteve  em Cabo Verde para uma missão, que lhe permitiu um conhecimento mais aprofundado do contexto de desenvolvimento social e económico do país, discutir e analisar formas de fortalecer o compromisso do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, levando em consideração o facto de Cabo Verde ser um Pequeno Estado Insular, a graduação do país dos PMAs bem como a Reforma das Nações Unidas que preconiza mais integração e coerência do Sistema para apoiar os países a atingir os ODS.

A estadia em Cabo Verde, foi uma oportunidade para a realização de um Comité de Pilotagem das Nações Unidas que contou com os respetivos membros  e, onde apresentados e debatidos os principais resultados do plano de trabalho conjunto do ano de 2018 e as prioridades estratégicas para 2019.  A delegação teve ainda oportunidade de reunir com a comunidade de internacional no país, tendo em vista o reforço de parcerias e complementaridade entre o Sistema das Nações Unidas e seus parceiros.

Por outro lado, ainda no decurso da missão, o Director regional do UNFPA, participou na workshop de apresentação pública do Perfil do Dividendo Demográfico de Cabo Verde que traça a fotografia do país relativa à transição demográfica, dando a conhecer as oportunidades bem como os desafios que podem advir desta transição, tendo o UNFPA garantido que irá  apoiar Cabo Verde na realização do recenseamento da população e habitação em 2020 com os recursos disponíveis. Entretanto, sendo que o exercício do CENSO está orçado em 5,8 milhões de euros, comprometeu-se ainda em ajudar a mobilizar o apoio de outros parceiros para a sua concretização.

Dos encontros tidos com as autoridades nacionais, particularmente com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Dr. Luis Filipe Tavares, os integrantes da delegação puderam ouvir as principais prioridades e desafios que o país tem, visando a implementação da Agenda 2030 e os ODS, visando não deixar ninguém para trás. A tónica foi colocada na garantia da sustentabilidade dos ganhos sociais alcançados até agora, nas novas modalidades de financiamento do desenvolvimento, no reforço das instituições nacionais, na garantia do acesso aos serviços de qualidade, particularmente da saúde e educação.

A delegação por seu lado, parabenizou o país pelos resultados e garantiu continuar a acompanhar Cabo Verde no seu percurso de desenvolvimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |