Notícias

 

Nações Unidas e Governo de Cabo Verde assinam o Plano de Trabalho Conjunto (JWP) para 2019

 

Nações Unidas, 10 de Abril de 2019 -Foi assinado ontem, 9 de Abril, o Plano de Trabalho Conjunto (JWP) 2019, entre Cabo Verde e as Nações Unidas. Orçado em 20 milhões de dólares, dos quais 15 milhões já estão mobilizados, o Plano de Trabalho Conjunto que foi assinado hoje pela Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, Ana Graça, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, enquadra-se no âmbito da implementação do Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento – UNDAF (2018-2022) e define igualmente as principais áreas de intervenção, bem como o quadro orçamental para 2019.

Para a Coordenadora do Sistema das Nações Unidas o Plano de trabalho Conjunto é um produto do trabalho árduo que foi feito em colaboração com mais de uma centena de parceiros e reflete as prioridades nacionais já definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e nos vários planos sectoriais que já estão a ser implementados pelo Governo e pela Sociedade muitos deles com o apoio técnico e financeiro das Nações Unidas.

“Conseguimos ter um marco para 2019 que nos vai permitir acelerar o trabalho para apoia o estado e acompanha-lo na implementação destas politicas e planos prioritários que tem um reflexo seja nas dimensões económica, social na dimensão ambiental e que desta forma traduzem a concretização do trabalho que Cabo Verde tem estado a fazer ao nível da agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades por sua vez realçou que o a satisfação do Governo de Cabo Verde em trabalhar conjuntamente com as Nações Unidas.

“Este é um plano de trabalho ambicioso em 5 áreas muito importantes. Mas, gostaria de destacar o trabalho extraordinário que as Nações Unidas têm feito com Cabo Verde no reforço das instituições. O desenvolvimento acontece quando o país tem instituições fortes e credíveis que funcionem independentemente dos ciclos eleitorais e dos Governos que estão a governar”.

Recorde-se que a execução do novo Quadro de Cooperação entre Cabo Verde e as Nações Unidas, assinado a 16 de Outubro de 2017, entre o Governo e o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, que cobrirá o período de 2018 a 2022, implica a elaboração de Planos de Trabalho Conjunto anuais enquanto documento e instrumento de operacionalização do UNDAF, cuja preparação exige um trabalho conjunto entre os Parceiros Nacionais a as Agências que constituem o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |